janeiro 06, 2007

Pianista e Maestro Joao Carlos Martins

O pianista e maestro João Carlos Martins se apresenta neste sábado (6) no Carnegie Hall, em Nova York, à frente da Orquestra Bachiana de Câmara.

Maestro já foi pianista. O concerto dá início ao projeto "Amazon Forever", cuja intenção é mobilizar os norte-americanos para a causa da floresta amazônica e conseguir possíveis doadores para o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

Os ingressos, simbolicamente vendidos a US$ 1, já estão esgotados.

A apresentação será o primeiro concerto de 2007 no Carnegie Hall e começa às 20h (23h em Brasília). A orquestra conta com 26 músicos brasileiros.

Um pouco mais, sobre este pianista e maestro

João Carlos Martins (São Paulo, 1940) é considerado pela crítica especializada, inclusive internacional, como um grande pianista brasileiro. É também avaliado como um grande especialista e intérpretes da música de Bach.

João Carlos começou seus estudos aos oito anos com o professor José Kliass e após nove meses vencia o concurso da Sociedade Bach de São Paulo. Seus primeiros concertos trouxeram a atenção de toda a crítica musical brasileira.

Aos dezoito anos foi escolhido no Festival Casals, dentre inúmeros candidatos das três
Américas para dar o Recital Prêmio em Washington.

Aos vinte anos estreou no
Carnegie Hall, patrocinado por Eleanor Roosevelt.

Tocou com as maiores
orquestras norte-americanas e gravou a obra completa de Bach para piano.

Foi ele quem inaugurou o Glenn Gould Memorial em Toronto.

Interrompeu duas vezes a carreira por problemas físicos, o primeiro em decorrência de um acidente enquanto jogava uma partida de futebol em Nova York, já a segunda se deu em um assalto em Sofia na Bulgária. Por causa desses dois incidentes, ele teve que parar de tocar por algum tempo, mas sempre voltava a realizar a sua grande paixão.

Finalmente em 2004 abandonou o piano devido ao agravamento de suas lesões nas mãos, tendo assim iniciado uma nova fase, agora como regente.

Em maio de 2004 esteve em Londres regendo a English Chamber Orchestra, uma das maiores orquestras de câmara do mundo, numa gravação dos seis Concertos Branndenburguenses de Johann Sebastian Bach e, já em dezembro, realizou a gravação das Quatro Suites Orquestrais de Bach com a Bachiana Chamber Orchestra. Os dois primeiros CDs já foram lançados (lançamento internacional).

O documentário franco-alemão sobre a sua vida - "Paixão segundo Martins" - já foi visto por mais de um milhão e meio de pessoas na Europa. Também já foi exibido em algumas oportunidades na TV aberta no Brasil, no caso a TV Cultura.

Realiza também, na Faculdade de Música da FAAM, um programa de introdução à música com jovens carentes.

Curiosidades

Em
fevereiro de 2004 o crítico inglês descreve na International Piano Magazine um episódio pitoresco que aconteceu na vida de João Carlos Martins, quando após um recital no Carnegie Hall, no final dos anos 60, recebeu uma recomendação de Salvador Dalí:

"Diga a todos que você é o maior intérprete de Bach, algum dia vão acreditar. Faz muitos anos que digo ser o maior pintor do mundo e já há gente que acredita".

O crítico termina dizendo que João Carlos Martins não teve que esperar tanto tempo.

Fontes:



Folha Online
Wikipedia


ui ui ui

Fazer tchbum

Postar um comentário