julho 07, 2007

7 Maravilhas

Image Hosted by ImageShack.us
Unesco (Organizacao das Nacoes Unidas para Educacao, Ciencia e Cultura) criticou o New7Wonders, concurso internacional que esta escolhendo a lista das "Sete Novas Maravilhas do mundo.

A Unesco ja tem a sua propria lista de patrimonios historicos. Segundo a entidade, houve uma confusao nos ultimos dias, com alguns veiculos noticiando erradamente que a Unesco estaria apoiando o concurso.

O New7Wonders e mais direcionado para motivos comerciais do que para conservacao de um patrimonio, disse Sue Williams, porta-voz da Unesco, a BBC.

A porta-voz afirma que existe um custo para as pessoas que votam pelo telefone e que alguns sites de internet oferecem certificados e ate agendam viagens para as maravilhas listadas. Alem disso, a divulgacao dos vencedores no sabado vai gerar renda.

As novas sete maravilhas nao parecem ter um compromisso com conservacao, e nao parecem incluir os tipos de coisas que nos incluimos, como o compromisso com nossos integrantes de educar e trabalhar com a midia e com o turismo, por exemplo, disse Williams.
Ela disse que a Unesco tentou abordar a campanha diversas vezes para tentar dar algum tipo de apoio, mas a entidade sentiu que nao estava escrevendo na mesma pagina que os organizadores do New7Wonders.

A Unesco afirma que a lista e muito limitada. A sua propria relacao de patrimonios mundiais inclui 660 pontos culturais e 166 naturais.

Saiba mais

BBC-Brasil

Image Hosted by ImageShack.us

Fazer tchbum

Postar um comentário