julho 07, 2007

Cristo e uma das novas 7 maravilhas

Image Hosted by ImageShack.us
Cristo Redentor saiu vitorioso da disputa
O Cristo Redentor acaba de ganhar seu posto entre as novas Sete Maravilhas do Mundo, anunciadas em Lisboa durante cerimônia oficial no estadio da Luz.
O simbolo do Rio de Janeiro, que acolhe a chegada de turistas do mundo todo a Cidade Maravilhosa, assume seu lugar na nova lista de Maravilhas do Mundo ao lado de seis outras obras:
a Grande Muralha da China;
a cidade helenistica de Petra, na Jordania;
a cidade inca de Machu Picchu, no Peru;
a piramide de Chichen Itza, no Mexico;
o Coliseu, antiga arena de combates em Roma;
e o tumulo do Taj Mahal, na India.

Confira galeria de fotos dos monumentos vencedores

A cerimonia em Lisboa contou com a participacao do ex-astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, o ex-secretario-geral da ONU, Kofi Annan, a atriz e cantora Jennifer Lopez e o primeiro-ministro portugues Jose Socrates, presidente em exercicio da Uniao Europeia (UE).
A apresentacao do evento foi feita pelo ator britanico Ben Kingsley e pela atriz americana Hillary Swank. A superproducao deve ser retransmitida em mais de 170 paises, com uma audiencia estimada em 1,6 bilhao de espectadores.
Cheio de historia
Embora o monumento tenha sido inaugurado em 12 de outubro de 1931, a construcao do Cristo recua conceitualmente pelo menos ate a metade do seculo 19, quando a Igreja Catolica ja planejava a construcao de algo da mesma magnitude no Rio.
Finalmente, em 1922, quando o Brasil comemorou cem anos como nacao independente, foi lancada a pedra fundamental da estatua. As obras comecaram para valer, porem, em 1926.
O projeto foi do engenheiro Heitor da Silva Costa. Quem desenhou a estatua foi o artista plastico Carlos Oswald, e seu escultor foi o frances de origem polonesa Paul Landowski.

A estatua, feita de pedra-sabao, e considerada patrimônio historico.
Portal da Globo

Image Hosted by ImageShack.us

Fazer tchbum

Postar um comentário